Coordenadores:
Prof (a) Dr (a) Rita Cristina Lima Lages (Universidade Federal de Ouro Preto)
Prof (a) Dr (a) Jezulino Lúcio Mendes Braga (UEMG/CAMPANHA)
Horário | 25/08 (3a feira) | 26/08 (4a feira) | 27/08 (5a feira) |
14:00 | História da Formação de Professores de Matemática na Região do Norte de Minas Gerais (1960-1990): um olhar sobre Montes Claros
Autora: Shirley Patrícia Nogueira de Castro Carvalho Coautora: Maria Laura Magalhães Gomes |
Música, ordem e progresso: A disciplina de ‘Canto’ no ensino primário em Minas Gerais e os projetos político-pedagógicos em pauta (1925-1930)Autora: Fernanda Amaral Mota
Coautora: Ellen Pereira Neves |
A participação do professor Gerhard Schimidt nas Jornadas Internacionais de Educação Física e a circulação do Método Natural Austríaco em Belo Horizonte (1957 – 1962)Autora: Cássia Daniele Monteiro Dias Lima
Coautora: Fernanda de Melo Grifo Taveira |
14:20 | História da formação docente em Diamantina: a Escola Normal 1951 a 1961Autora: Gabriela Marques de Sousa
Coautora: Sônia Maria dos Santos |
História da educação musical no século XIX e XX em Minas GeraisAutora: Eliane Marta TeixeiraLopes
Coautor: Vitor Sérgio Gomes |
As ações de Helena Antipoff para a alfabetização em Minas Gerais (1929 – 1932)Autora: Renata Silva Cruz
Coautor: Denilson Santos Azevedo |
14:40 | Das origens à contemporaneidade um breve histórico da profissão docente e formação de professores enfocando o PROCAP e o Projeto Veredas como forma de proporcionar a compreensão da proposta de formação continuadaAutora: Marcia Antônia Dias
Coautor: Teodoro Adriano Costa Zanardi |
A disciplina de trabalhos manuais e a sua relação com o projeto de modernização do início da República em Minas GeraisAutora: Simone Ribeiro Duarte
Coautora: Carla Simone Chamon |
Quando a casa é a escola: educação doméstica em Campos dos Goytacazes na segunda metade do século XIXAutor: Alexandre Pereira Mérida |
15:00 | Saberes necessários à formação docente: análise de provas de alunos da Escola Normal de Sabará, em Minas Gerais nos anos de 1886 e 1887Autora: Alexsandra Borges
Coautora: Mônica YumiJinzenji |
Ensino de aritmética na instrução primária de Minas Gerais, através das cartas de Parker, sob o prisma das Revistas do Ensino publicadas na década de vinte do novecentosAutora: Elenice de Souza Lodron Zuin | Dispositivos de um novo tempo: os Grupos Escolares em Minas GeraisAutora: Priscila Nogueira Bahiense
Coautor: Daniel Cavalcanti de Albuquerque Lemos |
15:20 | INTERVALO | INTERVALO | INTERVALO |
15:40 | PRÁTICA REFLEXIVA: um saber na formação de professoresAutora: Ana Paula Andrade | O ensino do Desenho no currículo da Escola Normal de Belo Horizonte (1906-1946)Autor: Isamael Krishna de Andrade Neiva | “Carlo Ginzburg e a microhistória em sequências didáticas para o ensino de HistóriaAutora: Maria Renata de Alavarenga Guimarães Teixeira |
16:00 | A produção da infância nas escolas públicas mineiras: sujeitos, espaços e temposAutora: Célia Siqueira Xavier Nascimento
|
Educação para o conhecimento histórico e o cinema: o exemplo do filme Xica da Silva (1976)Autor: Rodrigo de Almeida Ferreira | |
16:20 | Pôster1- A memória escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Inconfidentes: um estudo sobre a disciplina de matemática nas décadas de 1940 a 1950Autora: Suellen Cássia da Silva
Coautores (as): Matias José Landim e Fernanda Stefani Alves Costa 2- Um deficiente eficiente ao seu tempo Autora: Mariay Rodrigues Filgueiras 3 – História, currículo e ensino: uma visão da escolarização na Escola Agrícola “Visconde de Mauá” Autora: Fernanda Stefani Alves Costa Coautores (as): Matias José Landim e Suellen Cássia da Silva |